"Se não morre aquele que escreve um livro ou planta uma árvore, com mais razão não morre o EDUCADOR, que semeia vida e escreve na alma de seus educandos.” (Bertold Brecht)"

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

OS ALUNOS DA U. I. ABDON BRAIDE RECEBEM COM ENTUSIASMO O PROJETO XADREZ, ESCOLA E CIDADANIA.


No período de 08 a 12 de novembro o projeto Xadrez, escola e cidadania foi desenvolvido na U. I. Abdon Braide e contou com a participação de aproximadamente 60 (sessenta) alunos que demonstraram entusiasmo e  dedicação no tocante à aceitação, assimilação e à prática de uma atividade saudável que certamente auxiliará na construção de uma aprendizagem sistematizada e possibilitará ainda mais uma maior interação entre os alunos/enxadristas daquela instituição.

Analisando as inúmeras possibilidades.

Alguns alunos já dominavam a movimentação das peças e participaram de duelos com os coordenadores  Bosco Lima e Deide Fernado e com os colaboradores Paulo Roberto, Danilo e Diego o que favoreceu o aprimoramento e desenvolvemento dos lances fabulosos que someente o xadrez possibilita a seus praticantes.
Concentração, uma das grandes vantagens da prática do xadrez.
 Como se pode observar, as crianças e adolescente demonstram satisfação e interesse em participar das atividades enxadristicas, o que favorece o desenvolvimento do raciocínio lógico cognitivo, possibilitando uma percepção e compreensão mais ágil dos acontecimentos e conhecimentos que os cercam.


O instinto de cooperação entre os alunos e instrutores também é observado na prática enxadristica, os que conseguiam assimiliar o conhecimentos trabalhados com maior agilidade, rapidamente transmitiam aos seus "adversários" afim de aumentar cada vez mais o seu potencial e dos colegas enxadristas, além de no final do expediente, colabora na limpeza, organização, retirada armazenamento do mateiral didático.

Os trabalhos forma acompanhados pelos atentos olhos do Gestor Geral, Profº Raimundo Nonato e pelo Adjunto Evandro que sempre que possível colaboravam com as atividades desenvolvidas naquela instituição.
Profº Raimundo Nonato  - Gestor Geral

U. I. ACADÊMICO JOSÉ SARNEY TAMBÉM FOI CONTEMPLADA COM O PROJETO XADREZ, ESCOLA E CIDADANIA

A prática do xadrez, por ser direito de todos, está sendo levada, por iniciativa da Secretaria de Educação, a todas as escolas públicas municipais de Santa Luzia. 
A seriedade e o respeito são marcas registradas no projeto.
Conhecer e participar de ações e projetos que busquem auxiliar no desenvolvimento de uma mente com pensamentos saudáveis e ações responsáveis têm se tornado uma prática comum nas escolas públicas municipais de Santa Luzia e, como se pode observar, as crianças da U. I. Acadêmico José Sarney,  trazem consigo o sorriso e a satisfação de poder construir o seu próprio conhecimento.

Felicidade e satisfação demonstram a prática de novas tendências à educação luziense.



A responsabilida e a cooperação para com os de menor idade ou aqueles que ainda não dominam a movimentação e alguns lances táticos, têm se mostrado de grande relevância para aqueles que já conseguiram assimilar os conhecimentos trabalhados, pois os mesmos, têm mostrado disposição ao mediar o aprendizado para aqueles que ainda estão começando nesta nova etapa de ensino.

Transmitindo o que aprendeu.
Vários são os projetos desenvolvidos na U. I. Acadêmico José Sarney, todos buscam possibilitar ao aluno uma aprendizagem consistente e significativa, capaz de propiciar mudanças de comportamento e postura diante dos problemas a serem enfrentados, e com certeza o projeto Xadrez, escola e cidadania veio somar a  estes que já se encontram.
Atenção e dedicação ao repassar e ao aprender.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

A FAMÍLIA XADREZ, ESCOLA E CIDADANIA (Profº Bosco Lima, Profº Deide Fernandes, Profº Paulo Roberto, Profº Danilo e Profº Diego).

Ninguém é tão suficiente que não necessite da colaboração das pessoas. Com este pensamento o Projeto xadrez, escola e cidadania, procurou  ajuda de alguns professores/enxadristas, que aceitaram o convite e não mediram esforços para alcançar o objetivo maior do projeto, que é formar cidadãos capazes de interferir nas decisões de seu cotidiano, ensinando-os a movimentação das peças, com respeito ao adversário e a conscientização de nossas limitações e a maneira de superá-las.
Profº Paulo Roberto e Profº Deide Fernandes, analizando posições estratégicas.
Com o apoio de educadores, comunidade e entidades, o projeto vem ganhando espaço nas escolas públicas de Santa Luzia e já se estuda a possibilidade de uma maior abrangência para o ano que se aproxima.

Profº Bosco Lima e Profº Danilo, discutindo aberturas e meio jogo.
Um dos fatores que também influênciou na junção de esforços em prol de seu desenvolvimento é o notório conhecimento dos benefícios que o jogo xadrez oferece a seus praticantes e de certa forma, o aprendizado ou sua posibilidade, facilitarão a compreensão de determinadas situações dentro da sala de aula.

Profº Deide Fernandes mediando a aprenizagem.
Por ser um instrumento diferente, atrai diversas crianças e diversos colaboradores, que certamente também assimilam conhecimento através da troca de experiênias vivenciadas durante o período de aula práticas.

Profº Diego (camisa azul) ensinando os primeiros movimentos ao aluno Maxuel.
Procuramos e aceitamos colaborações de qualquer natureza, afim de facilitar o desenvolvimento e do projeto e consequentemente o aprendizado e aperfeiçoamento dos alunos e professores.
Profº Paulo Roberto no exercício da profissão.
 Sem dúvidas, é essencial a sua participação. Venha fazer parte da família Xadrez, escola e cidadania.


Xadrez, escola e cidadania

Google