"Se não morre aquele que escreve um livro ou planta uma árvore, com mais razão não morre o EDUCADOR, que semeia vida e escreve na alma de seus educandos.” (Bertold Brecht)"

quarta-feira, 30 de março de 2011

NO CAMINHO CERTO - SEMEC EM AÇÃO

 
 Em sua segunda semana no pátio do Colégio Dehon Ensino Fundamental, o projeto contou com a participação de 63 alunos que buscaram sempre um aprendizado de forma significativa e uma melhor preparação para o Aberto de Santa Luzia, que ocorrerá no dia 26 de março, em comemoração alusiva aos 50º (qüinquagésimo) aniversário da cidade. 
Durante a semana os alunos receberam a visita de alunos de outras instituições educacionais e trocaram experiências que favoreceu ao enriquecimento intelectual e social dos mesmos, além de propiciar belos duelos e lances magistrais em suas partidas.

Os trabalhos foram voltados para o desenvolvimento e aprimoramento de aberturas, lances táticos e finais, além de uma aproximação entre enxadristas de outras escolas e uma interação amigável entre eles.

Destaca-se a grande presença feminina que embelezou ainda mais o pátio da escola e fortaleceu a tese de que xadrez não é apenas para meninos e sim para quem quer e gosta dos fabulosos lances desta arte milenar.
 
 Percebe-se claramente a mudança de postura de alguns participantes e como essa transformação pode ser essencial ao futuro deste aluno/enxadrista se trabalhada corretamente em sala de aula por parte dos docentes que mantém contato diário com os mesmos.
Os trabalhos têm sido acompanhados diariamente pela Gestora Geral Nilma da Silva Lima e transmitido à Secretária Municipal de Educação para que se possa gerir e tomar as medidas necessárias a manutenção e bom andamento do projeto.

quinta-feira, 17 de março de 2011

DE VOLTA ÀS ESCOLAS

 Recomeçaram nesta terça-feira dia 15, as aulas práticas de xadrez nas escolas públicas municipais de Santa Luzia.  O retorno do projeto Xadrez, escola e cidadania está acontecendo no pátio do Colégio Dehon Ensino Fundamental e vai até o dia 25, onde passará para o Colégio Acadêmico José Sarney par dar continuidade a sua programação.

As aulas acontecem de forma bastante dinâmica, os alunos estão divididos em três equipes, os que estão mantendo o primeiro contato com o jogo, os que conhecem mais não dominam todos os movimentos e os que dominam e executam lances táticos e xeques-mate, o que possibilita uma acompanhamento mais detalhado do aprendizado e aperfeiçoamento do jogo dos aluno/enxadristas.

Após a assimilação dos conhecimentos mediados, os alunos partiram para os duelos, o que ocasionou momentos extraordinários como um primeiro xeque-mate e hilário como um roque com a rainha o que extraiu traços de felicidades por parte da vencedora e surpresa por parte do executor do roque e de seu adversário.
O respeito pelo oponente, a cordialidade, o comportamento diante da aprendizagem e a cooperação entre alunos e instrutores, foi o principal marco no primeiro dia do retorno às atividades práticas do projeto.
Os alunos mostraram-se comprometidos com a aprendizagem deste novo instrumento educativo, o que certamente contribuirá significativamente para o desenvolvimento sistematizado do raciocínio lógico cognitivo de cada participante e de uma maior integração entre os mesmos.
Cada aluno foi inscrito em ficha unitária com identificação pessoal, dados escolar, ficha de freqüência e métodos de avaliação, que nortearão os rumos e aperfeiçoamento da prática de ensino para um aprendizado de melhor qualidade.
Os trabalhos foram coordenados pelos professores Bosco Lima, Deide Fernando e Francisco Danilo que ficaram entusiasmados com comprometimento dos seus discípulos e com o grau de entendimento de movimentos e lances por eles transmitidos.
 

quarta-feira, 16 de março de 2011

O JOGO DE XADREZ

Imagem do projeto Xadrez, escola e cidadania
No Jogo há linda História, de razão, sentido e finalidade.
É o saber, tradição e memória, a razão e toda a dignidade.
Sabedoria que é importante, no amor e honra que vai ficar.
O Jogo Xadrez é fascinante, reproduz a vida e todo lutar.

No Jogo de Xadrez esta a Vida, e a sua luta mais danada.
Tem toda gente e cada lida, os importantes e a peãozada.
Todo tempo é emocionante, pois tudo se pode organizar.
O Jogo Xadrez é fascinante, reproduz a vida e todo lutar.

Na vida do Rei o destino, ao morrer o jogo tá terminado.
É um aviso para ter tino, e se vacilou não será perdoado.
A Dama cuida do Rei governante, tem maior movimentar.
O Jogo Xadrez é fascinante, reproduz a vida e todo lutar.

Os Cavalos são poderosos, Grandes forcas para decidir.
São destaques portentosos, faz o forte mais forte se sentir.
Torre a fortaleza representante, nas paralelas a controlar.
O Jogo Xadrez é fascinante, reproduz a vida e todo lutar.

Bispos os Ministros invencíveis, Ministérios fortificados.
Vão fazer coisas incríveis, sempre serão recompensados.
Nas diagonais imperantes, fortes tão grandes no avançar.
O Jogo Xadrez é fascinante, reproduz a vida e todo lutar.

É um Jogo de Inteligência, um jogo do mais Preparado.
De Beleza, Arte e Ciência, de quem pode estar bem ligado.
Há um batalhar constante, com a sabedoria a se destacar.
O Jogo Xadrez é fascinante, reproduz a vida e todo lutar.

Nas peças a representação, do que importa na Sociedade.
Pois tem elite e tem povão, e como será sua continuidade
O Mérito esta no semblante, que revela a alma e o sonhar.
O Jogo Xadrez é fascinante, reproduz a vida e todo lutar.

No Peão esta a simplicidade, a humildes dos sacrificados.
Tem esperança de eternidade, em Jesus e os Crucificados.
O Humilde se faz o gigante, no seu sonho de irmão igualar.
O Jogo Xadrez é fascinante, reproduz a vida e todo lutar.

Há mazelas pra restauração, e há História de Felicidade.
Se Bem colocado um peão, vencer qualquer majestade.
E o Peão neste instante, muda a Sociedade e o caminhar.
O Jogo Xadrez é fascinante, reproduz a vida e todo lutar.

Azuir Filho e Turmas: do Social da Unicamp e, de Amigos:
de Rocha Miranda, Rio, RJ e, de Mosqueiro, Belém, PA.

Texto retirado de: http://www.overmundo.com.br/banco/o-jogo-de-xadrez

sexta-feira, 11 de março de 2011

CLUBE DE XADREZ ALIADOS DO REI REALIZA SEU PRIMEIRO TORNEIO EM SANTA LUZIA - MA.

Em parceria com a Secretaria de Municipal de Educação, através do projeto Xadrez, escola e cidadania, o Clube de Xadrez Aliados do Rei, realizará seu primeiro torneio no município de Santa Luzia, o que certamente contribuirá significativamente para o aprimoramento dos demais e para o cálculo do rating local, além da preparação dos alunos/enxadrista do projeto supracitado para a disputa dos Jogos Escolares Luziense e Maranhense que acontecerão em breve.
O torneio acontecerá na sede do Clube de Xadrez Aliados do Rei, localizado na Rua da Prainha e terá inicio às 8h, tendo como premiação troféus e medalhas até a décima colocação.

quinta-feira, 3 de março de 2011

CLUBE DE XADREZ ALIADOS DO REI

Fundado aos dez dias do mês de dezembro de 2010, o Clube de Xadrez Aliados do Rei, localizado a Rua da Prainha s/n, já é ponto de encontro dos enxadristas de Santa Luzia, que se reúnem aos sábados, domingos e feriados para travarem duelos, compartilhar experiências e transmitir conhecimentos àqueles que desejarem aprender e compreender os fascinantes lances do jogo xadrez.

Aluna Alaine e Profº Deide Fernando
Os duelos acontecem de forma amistosa e divertida, onde todos os enxadristas disputam entre si, primando pelo aprimoramento de lances e estruturas e o estreitamento dos laços entre seus praticantes, além do fortalecimento do xadrez local e da busca pelo aumento do número de adeptos a este maravilhoso instrumento de desenvolvimento do raciocínio lógico cognitivo e da tomada de decisão, pois a cada lance, uma nova situação se lança aos pés do enxadrista e com inteligência e responsabilidade um novo movimento será efetuado.  
Profº Francisco Danilo e o aluno Dalton
A troca de experiências é uma importante ferramenta para o desenvolvimento do indivíduo, tanto no campo profissional quanto no pessoal, pois a junção do conhecimento e o seu aprimoramento, o leva ao aperfeiçoamento de suas idéias e atitudes diante de situações indesejadas, possibilitando desta forma a solução saudável de problemas que por ventura surjam ao longo de seu caminho.
Profº Bosco Lima e o enxadrista Jhon Umbilino
A diretoria do clube ficou assim formada: Dombosco Lima da Silva Filho, Presidente; Francisco Danilo Silva Nascimento, Vice-presidente; Paulo roberto alves da Costa Filho, Diretro Administrativo; Deide Fernando Silva Alves, Diretor financeiro; Diego Marcelo Ferreira Silva, Diretor Geral de Torneios. O Conselho Fiscal ficou assim definido, Efetivos: Hernilson dos Santos da Silva, Francismar Monteiro e Marcos Ronaldo Sousa Mgalhães; Supletes: Antonivan Maciel Pereira, Pedro Alves de Sousa e Gilson Fernandes Moreira da Rocha.

Xadrez, escola e cidadania

Google