"Se não morre aquele que escreve um livro ou planta uma árvore, com mais razão não morre o EDUCADOR, que semeia vida e escreve na alma de seus educandos.” (Bertold Brecht)"

quarta-feira, 28 de março de 2012

Profº Bosco Lima, buscando aprimorar seu nível de conhecimento enxadrístico, disputa o Aberto do Brasil Memorial Luis Rêgo em Teresina – PI.


Com desempenho nada invejado, o autor do projeto Xadrez, escola e cidadania, prof º Bosco Lima disputou o Aberto do Brasil Memorial Luis Rego em Teresina – PI. no período de 16 a 18/03 do ano em curso, alcançando penas uma colocação no meio da tabela, o que refletir sobre a necessidade de buscar sempre novos conhecimentos, seja livros ou na experiência vivenciada por outros enxadristas.

MF Yago Santiago x Bosco Lima
O evento contou com as presenças ilustres dos GMs Giovanni Vescovi e Darcy Lima, além dos MFs Paulo Jatobá e Yago Santiago, no qual o primeiro, conquistou o evento de forma brilhante, fazendo 6 em 6 pontos possíveis.
 
GM Giovanni Vescovi x Bosco Lima
Em suas partidas, após analise pelo programa Fitz 11, o mesmo, em muitas situações, o profº Bosco Lima encontrava-se com ligeira vantagem sobre seus oponentes, mas devido, talvez, a falta de experiências em torneios que exijam uma concentração mais aprimorada e uma análise mais aprofundada, o mesmo não conseguiu um resultado positivo diante de alguns adversários.

 Pacífico x Bosco Lima
  Na oportunidade, o referido professor aproveitou para trocar idéias e aprimorar o seu nível de conhecimento, principalmente com o amigo MF Paulo Jatobá, que se mostrou paciente companheiro na hora das disputas de ping e de lances efetuados em outras partidas, o que de certa forma contribuiu para a identificação e correção de lances falhos ou desnecessários em uma partida de xadrez.

Bosco Lima aprendendo com o MF Paulo Jatobá
Um dos duelos mais emocionante aconteceu na mesa 01, round 06, entre o campeão maranhense Edmundo Luz (a esquerda) e o heptacampeão brasileiro GM Giovanni Vescovi (a direita) onde o último se encontrava em apuros de tempo e sobre ataque, porém com sua vasta expêriencia e geniosidade, o hexa-campeão faz tombar seu oponente e se consagra campeão com 6 pontos em 6 rodadas,

Edmundo Luz  x  GM Giovanni Vescovi

terça-feira, 27 de março de 2012

Em um ambiente de muita tranqüilidade, tal qual é o pátio da U. I. Deuris de Deus Moreno Dias Carneiro/C. E. Profº Luis Jardim Pereira, o projeto Xadrez, escola e cidadania retorna as suas atividades teóricas e práticas com os alunos da Unidade Educacional supracitada.


Em um ambiente de muita tranqüilidade, tal qual é o pátio da U. I. Deuris de Deus Moreno Dias Carneiro/C. E. Profº Luis Jardim Pereira, o projeto Xadrez, escola e cidadania retorna as suas atividades teóricas e práticas com os alunos da Unidade Educacional supracitada. 

 As atividades práticas aconteceram em turno extra ao seu horário de aula e tiveram início com a inscrição de 73 alunos extraídos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, que compareceram de forma maciça sempre que não estavam em aulas do PETI ou outros programas educacionais do Governo Federal. 


 De forma lenta e sistematizada, os alunos/enxadristas puderam externar o seu interesse pela assimilação dos movimentos que delineiam os mais belos lances que esta arte milenar proporciona a seus praticantes, buscando sempre compreender o sentido de cada jogada, a estratégia do adversário e a maleabilidade de seu contra-ataque.

A cada lance bem feito, podia-se perceber claramente o brilho nos olhos dos adolescentes que o executava, bem como o ar de surpresa em seu oponente, que procurava imediatamente compreender o movimento que dera origem à bela jogada.


Na oportunidade, alunos de outras instituições, que também fazem parte do projeto, compareceram e contribuíram para o aprendizado dos novos enxadristas, bem como utilizando a rede mundial de computadores em disputas online pessoas do Brasil e do exterior.

As aulas práticas aconteceram no período de 05 a 24 de março e mais uma vez fica claro a importância da implantação de projetos que favoreçam o crescimento intelectual do alunado, bem como atividades que diminuam a exposição de crianças e adolescente às mazelas que o mundo oferece.

Xadrez, escola e cidadania

Google