"Se não morre aquele que escreve um livro ou planta uma árvore, com mais razão não morre o EDUCADOR, que semeia vida e escreve na alma de seus educandos.” (Bertold Brecht)"

quinta-feira, 5 de março de 2015

CIRCUITO MARANAHENSE DE XADREZ




CIRCUITO MARANHENSE DE XADREZ
* Santa Luzia * Itapecuru Mirim * Caxias * Imperatriz * Coroatá




Regulamento


Artigo 1° - O Circuito Maranhense de Xadrez, tem por objetivos: Contribuir na reestruturação e fortalecimento do Xadrez maranhense, selecionar 05 (cinco) enxadristas com id MA, junto a CBX, para a final do Campeonato Maranhense de Xadrez, organizado pela Liga Maranhense de Xadrez, bem como manter o intercâmbio entre a comunidade enxadrista e elevar o nível do esporte no estado.


Artigo 2° - O Circuito Maranhense de Xadrez acontecerá nas cidades de Santa Luzia, Itapecuru Mirim, Caxias, Imperatriz e Coroatá, com todas as etapas da competição valendo para cálculo de rating CBX e FIDE.


Artigo 3° - Todas as etapas do Circuito Maranhense de Xadrez terão característica de semifinal do Campeonato Maranhense de Xadrez e apontará o campeão ou o melhor enxadrista com id MA, junto a CBX, para a final do Campeonato Maranhense de Xadrez que será organizado pela Liga Maranhense de Xadrez.

I. A conquista da vaga para a final não é cumulativa.

a. Caso o campeão de uma etapa já tenha conquistado uma vaga para a final, a vaga será destinada ao melhor enxadrista, com id MA, na classificação final do evento.

II. É prerrogativa de enxadristas com id MA e que esteja em dia com sua obrigação social junto a Liga Maranhense de Xadrez, a participação na final do Campeonato Maranhense de Xadrez.

Artigo 4° - Em todas as etapas do Circuito Maranhense de Xadrez, serão obedecidas as regras da FIDE e da CBX em vigor e o constante em regulamento específico.

Artigo 5° - Poderão participar da competição, enxadristas de todos os níveis e localidades, podendo o mesmo participar de todas as etapas, com observância no II do Art 3º.

Artigo 6° - Os enxadristas que estiverem em dia com suas obrigações sociais junto a Liga Maranhense de Xadrez, terão direito a 50% (cinquenta por cento) de desconto no valor da inscrição em todas as etapas do Circuito Maranhense de Xadrez.

Artigo 7° - Em todas as etapas, o sistema de emparceiramento será o suíço, com a utilização do programa Swiss Manager for Windows e terão 05 rounds cada.

Artigo 8° - Em todas as etapas o ritmo do jogo é 2h KO (analógicos) e 1h e 30min + 30 segundos de acréscimo a partir do 1º lance (digitais).

I. Serão permitidos empates por comum acordo a partir do 12 lance das brancas durante a partida.

II. Haverá tolerância de 15 minutos para o jogador se apresentar para jogar em cada rodada.

Artigo 9° - Os critérios de desempate serão os seguintes:

1º critério – Confronto Direto (código 11)
2º critério – Buchholz com corte do pior resultado (código 37)
3º critério – Buchholz sem corte (código 37)
4º critério – Maior nº de vitórias (código 12)
5º critério – Sonneborn-Berger (código 52)

Artigo 10 – Qualquer enxadrista, sentindo-se prejudicado pelo som emitido por celular ou aparelhos afins, poderá informar a arbitragem sobre o acontecimento e seu portador, para que se tome as providências cabíveis.

Artigo 11 – O Site oficial da Liga Maranhense de Xadrez é http://www.lmxadrez.com.br



Dombosco Lima da Silva Filho
Liga Maranhense de Xadrez

Xadrez, escola e cidadania

Google