"Se não morre aquele que escreve um livro ou planta uma árvore, com mais razão não morre o EDUCADOR, que semeia vida e escreve na alma de seus educandos.” (Bertold Brecht)"

quinta-feira, 3 de setembro de 2009


Torneios temáticos (promovidos pelo prof Francisco) têm facilitado o aprendizado de planos e estratégias para os novos enxadristas, pois a compreensão dos lances magníficos já realizados por grandes campeões mundiais em competições internacionais serão essenciais ao desenvolvimento dos nossos jogadores.

O jovem Endrew Richard, de apenas 09 anos tem se destacado nos torneios ao qual vem participando, estando sempre presente entre as melhores classificaçaões, ora em primeiro, ora em segundo, no entanto, o mesmo tem demonstrado seu aprendizado quando se encontra diante de seu adversário.

Na escola, Cecília Meireles, onde estuda, o mesmo tem obtido ótimo resultado, estando sempre, bem acima da média, o que comprova a eficácia do xadrez como uma poderosa ferramenta quando utilizada como suporte educacional.

A construção do conhecimento em nossas crianças


A arte do xadrez tem se tornado uma prática cada vez mais constante a cada dia em nosso municipio. Hoje, nos deparamos com crianças, jovens e adultos participando de torneios ou praticando com colegas em meio aos espaços oferecidos pelo projeto Xadrez, escola e cidadania, cujo principal objetivo é propiciar meios que viabilize o desenvolvimento mental e social de nossas crianças e jovens parauapebenses.

Marcos Gabriel, 05 anos, aluno da escola Pequeno Principe, em Parauapebas, seus movimentos já são coordenados e sua mente trabalha buscando antecipar a de seu adversário. O xadrez tem ajudado na percepção e aprendizado em casa e em sala de aula.

Xadrez, escola e cidadania

Google