"Se não morre aquele que escreve um livro ou planta uma árvore, com mais razão não morre o EDUCADOR, que semeia vida e escreve na alma de seus educandos.” (Bertold Brecht)"

quinta-feira, 17 de março de 2011

DE VOLTA ÀS ESCOLAS

 Recomeçaram nesta terça-feira dia 15, as aulas práticas de xadrez nas escolas públicas municipais de Santa Luzia.  O retorno do projeto Xadrez, escola e cidadania está acontecendo no pátio do Colégio Dehon Ensino Fundamental e vai até o dia 25, onde passará para o Colégio Acadêmico José Sarney par dar continuidade a sua programação.

As aulas acontecem de forma bastante dinâmica, os alunos estão divididos em três equipes, os que estão mantendo o primeiro contato com o jogo, os que conhecem mais não dominam todos os movimentos e os que dominam e executam lances táticos e xeques-mate, o que possibilita uma acompanhamento mais detalhado do aprendizado e aperfeiçoamento do jogo dos aluno/enxadristas.

Após a assimilação dos conhecimentos mediados, os alunos partiram para os duelos, o que ocasionou momentos extraordinários como um primeiro xeque-mate e hilário como um roque com a rainha o que extraiu traços de felicidades por parte da vencedora e surpresa por parte do executor do roque e de seu adversário.
O respeito pelo oponente, a cordialidade, o comportamento diante da aprendizagem e a cooperação entre alunos e instrutores, foi o principal marco no primeiro dia do retorno às atividades práticas do projeto.
Os alunos mostraram-se comprometidos com a aprendizagem deste novo instrumento educativo, o que certamente contribuirá significativamente para o desenvolvimento sistematizado do raciocínio lógico cognitivo de cada participante e de uma maior integração entre os mesmos.
Cada aluno foi inscrito em ficha unitária com identificação pessoal, dados escolar, ficha de freqüência e métodos de avaliação, que nortearão os rumos e aperfeiçoamento da prática de ensino para um aprendizado de melhor qualidade.
Os trabalhos foram coordenados pelos professores Bosco Lima, Deide Fernando e Francisco Danilo que ficaram entusiasmados com comprometimento dos seus discípulos e com o grau de entendimento de movimentos e lances por eles transmitidos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Xadrez, escola e cidadania

Google