O Xadrez é uma das mais interessantes criações do engenho humano. É uma atividade intelectual que se constitui num elemento sumamente importante dentro de diferentes atividades que podem servir para a realização de estudos sobre o comportamento do cérebro. Poucas atividades mentais podem comparar-se ao jogo-ciência como exemplo de processamentos de dados e organização de idéias em busca de solucionar problemas sob determinadas situações complexas e variáveis.
A riqueza temática do Xadrez é imensurável, já que inter-relaciona elementos científicos, artísticos, lógicos, matemáticos, filosóficos, psicológicos, estratégicos e táticos. Essas aplicações permitem assegurar que o Xadrez é uma ginástica Mental Integral de infinitas potencialidades de investigação no campo da Saúde Mental. Sua prática contribui para prolongar as faculdades intelectuais.
Na busca pela implantação da cultura do Xadrez nos jovens luzienses, o Clube de Xadrez Aliados do Rei, juntamente com o projeto Xadrez, escola e cidadania, vem desenvolvendo suas atividades enxadrísticas, nas quartas-feiras, a partir das 19h, na Praça da Matriz, ao lado do Santuário Santa Luzia e, tem-se obtido um resultado bastante satisfatório, pois a cada apresentação, o número de aprendizes e praticantes tem aumentado significativamente e a procura cresce a cada dia o que nos fortalece e nos norteia ao caminho certo a ser trilhado.
Os enxadristas aproveitam o momento para a troca de experiências, disputas interessantes e conquista de novas amizades, o que de certa forma, fortalece o Xadrez local e regional, pois não é incomum a presença de enxadristas de outras localidades abrilhantando ainda mais esta iniciativa que oferece uma prática saudável e uma possível mudança no comportamento dos jovens luzienses.
O local onde acontece o aprendizado e a prática é um ambiente de paz e harmonia, pois além de oferecer um brisa suave, se contempla a beleza dos lances, a Praça da Matriz e o Santuário Santa Luzia, que imponente, retrata a fé dos católicos e romeiros que buscam o lugar para pagar sua promessas à virgem protetora dos olhos.
Os trabalhos são coordenados pelo porfº Bosco Lima, pela enxadrista Nalleyauria Coelho e por alguns alunos colaboradores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário