Ninguém é tão suficiente que não necessite da colaboração das pessoas. Com este pensamento o Projeto xadrez, escola e cidadania, procurou ajuda de alguns professores/enxadristas, que aceitaram o convite e não mediram esforços para alcançar o objetivo maior do projeto, que é formar cidadãos capazes de interferir nas decisões de seu cotidiano, ensinando-os a movimentação das peças, com respeito ao adversário e a conscientização de nossas limitações e a maneira de superá-las.
Profº Paulo Roberto e Profº Deide Fernandes, analizando posições estratégicas. |
Com o apoio de educadores, comunidade e entidades, o projeto vem ganhando espaço nas escolas públicas de Santa Luzia e já se estuda a possibilidade de uma maior abrangência para o ano que se aproxima.
Profº Bosco Lima e Profº Danilo, discutindo aberturas e meio jogo. |
Um dos fatores que também influênciou na junção de esforços em prol de seu desenvolvimento é o notório conhecimento dos benefícios que o jogo xadrez oferece a seus praticantes e de certa forma, o aprendizado ou sua posibilidade, facilitarão a compreensão de determinadas situações dentro da sala de aula.
Profº Deide Fernandes mediando a aprenizagem. |
Por ser um instrumento diferente, atrai diversas crianças e diversos colaboradores, que certamente também assimilam conhecimento através da troca de experiênias vivenciadas durante o período de aula práticas.
Profº Diego (camisa azul) ensinando os primeiros movimentos ao aluno Maxuel. |
Procuramos e aceitamos colaborações de qualquer natureza, afim de facilitar o desenvolvimento e do projeto e consequentemente o aprendizado e aperfeiçoamento dos alunos e professores.
Profº Paulo Roberto no exercício da profissão. |
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